segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Web 2.0

No início da era Web, apenas pessoas com conhecimentos específicos conseguiam publicar um site. Era preciso saber escrever a linguagem HTML, ou saber usar um aplicativo que iria gerar essa linguagem. Isso fazia com que a produção de conteúdo fosse centralizada e a internet era vista apenas como uma rede de computadores interligados.
Web 2.0

É um conceito ainda em discussão, uma vez que estamos vivenciando essa fase da Web. O termo foi o nome para uma conferência, a Web 2.0 Conference. O evento reunia empresas que tinham sobrevivido a crise da Nasdaq no ano de 2000 e estavam fazendo sucesso empregando alguns conceitos em comum.
"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva" Tim O'Reilly

“A Web 2.0 aponta para uma mídia popular, independente de grandes corporações, recriada pelos seus próprios usuários.”
Frederick van Amstel

“Web 2.0 usa a web como plataforma de socialização e interação entre usuários graças ao compartilhamento e criação conjunta de conteúdo.(...)
São aplicações online, que libertam o usuário do desktop e do sistema operacional, e, na maioria das vezes, permite a colaboração e participação intensiva do internauta na construção do conteúdo.”
Guilherme Felitti

“Na web 2.0 o usuário não somente lê a informação.
Ele envia informações ao software que poderão ser lidas por outros usuário (comentários em matérias, scrapbook do orkut, blog, fotolog etc), ele pega as informações para usar para outros fins em outros softwares (clipping de uma notícia em um blog), ele transforma a informação (Wikipedia), ele exibe e recebe a informação do jeito que ele quiser (RSS, XSL, newsletter), ele compartilha informações instantaneamente (Messenger), enfim, o único limite que existe para o usuário interagir com o conteúdo é a nossa criatividade.”
Gilberto Alves Jr.

Nenhum comentário: