segunda-feira, 10 de novembro de 2008

3G

Chegou ao Brasil a 3 Geração de tecnologia de celulares. 3G não é uma tecnologia e sim um conjunto delas, segundo o site de tecnologia do UOL: “(cinco para ser mais preciso) que tem por objetivo oferecer acesso móvel à Internet em alta velocidade —leia-se até 40 Mbps.”

Existem dois padrões que podem ser implantados pelas operadoras que migram de redes 2G baseadas em GSM para redes 3G baseadas em CDMA, o WCDMA e o EV-DO, que suportam as mais altas taxas de velocidade de dados que proporcionam conectividade.

Essa tecnologia permite que a velocidade de transmissão de dados seja compatível com a banda larga, como a da internet. Os celulares começam a receber serviços como videoconferência e download de vídeos cada vez maiores.

Na GSM Américas, conferência realizada no Rio de Janeiro, empresas mostraram serviços para as operadoras de telefonia. Alguns dos serviços são: permitir que outras pessoas encontrem o usuário por meio de um único número.
Pode programar o sistema para as ligações serem direcionadas para o número que se desejar durante partes do dia. O serviço permite ainda que mensagens de texto de celular (SMS) sejam convertidas em voz e direcionadas para caixas postais de telefones fixos e vice-versa. O sistema também é compatível com fax.
Outro recurso demonstrado foi o de videoconferência compatível com celulares. É possível participar de conferência e, durante o encontro virtual, compartilhar arquivos e assistir a um canal de televisão que passe por rede IP (de internet).

TV pelo celular
O grande apelo do 3G é a possibilidade de assistir à TV digital no celular e de graça. Por enquanto, isso ainda não é possível muito mais por uma questão de interesses comerciais —uso da rede sem pagar?—do que por restrições tecnológicas

De acordo com Fábio Bracht, nas redes 3G, um dos serviços mais interessantes é a banda larga móvel, ou acesso rápido à internet através da rede de telefonia celular.
Para isso, é necessário um Modem 3G, pequeno e simpático aparelhinho não muito diferente ou maior que um pendrive, conectado a uma porta USB do seu computador ou notebook.
Com ele, seu computador passa a poder acessar a internet a partir de qualquer lugar que tenha um sinal 3G de sua operadora, como se estivesse conectado a uma gigantesca rede wi-fi cobrindo toda a cidade.
Assim como na banda larga tradicional, é necessário contratar um plano extra (além do de voz) junto à operadora.

Atenção para as freqüências Na hora de comprar o aparelho 3G deve se reparar em quais freqüências ele funciona. Isso será muito importante quando se for viajar ou quando as outras operadoras (que não a Claro, Vivo ou Telemig) começarem a oferecer 3G.
Por exemplo: se o aparelho só funciona em 850 MHz, como é o caso da rede da Claro, o que vai acontecer quando se for para uma região aqui mesmo no Brasil ou em outro país que opere na freqüência 1.900 MHz? Ele não vai funcionar.

A mesma regra vale para a compra do aparelho fora do Brasil. Preste atenção se ele opera nas freqüências de 850 MHz e de 1.900 a 2.100 MHz que são as faixas escolhidas para a operação 3G no país. E, principalmente, se o celular está configurado para operar na rede de terceira geração.

Nenhum comentário: